Sistema de gestão do acervo imobiliário do Pará é apresentado no Consad

O sistema que permite a gestão do acervo imobiliário estadual pela internet, de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, foi um dos trabalhos apresentados nesta quarta-feira (27) no VIII Congresso Consad. O tema foi um dos escolhidos pelo Comitê Científico do Consad para ser exposto durante o maior congresso de gestão pública do país.
 
O diretor da Gestão do Patrimônio do Pará, Paulo Pereira, disse que o sistema foi desenvolvido em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa). Segundo ele, a ferramenta permite a gestão e o controle físico e financeiro do acervo imobiliário. "Vivemos um novo contexto, que exige uma atenção maior do que se tinha com relação ao patrimônio, levando em conta a importância e a necessidade da gestão eficiente desses bens, conforme preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal", disse.
 
Segundo o diretor, o Sispat Imóveis permite aos usuários o rápido acesso, pela internet, às informações constantes na base de dados existentes, alcançando a avaliação da situação contábil e a repercussão econômica do acervo incorporado, viabilizando, com isso, a efetiva gestão e controle desses ativos.
 
Paulo Pereira destacou a dificuldade de se fazer gestão patrimonial dos imóveis com as dimensões territoriais do Pará e falou sobre as etapas do processo, que inclui o levantamento físico das características dos imóveis pelo recadastramento, avaliação econômica do acervo imobiliário, definição do modelo de gestão e da nova solução tecnológica e capacitação dos servidores.
 
Categoria: