Servidores da Sead participam de ações do Novembro Azul

Os servidores da Secretaria de Estado da Administração (Sead) assistiram nesta segunda-feira, 21, a palestra “Alimentação e Câncer” apresentada pela Mestra da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Pará (UFPA), Ana Paula Pereira. A atividade faz parte das ações do Novembro Azul na Sead, mês dedicado às ações relacionadas aos cuidados com a saúde integral masculina, com enfoque na mudança do estilo de vida, contra o sedentarismo e a obesidade. A programação incluiu também o RExPA dos Servidores, realizado na última sexta-feira, 18, na Universidade do Estado Pará (UEPA), campus Educação Física.

A titular da Diretoria de Gestão da Política de Saúde Ocupacional do Servidor (DSO), Sandra Henderson, lembrou que os servidores foram recebidos com laços azuis e a secretaria foi toda ambientada com símbolos que remetem à campanha. “Essa é uma forma de fazer com que os servidores não se esqueçam da prevenção e dos cuidados com a saúde. Tanto o futebol quanto a palestra são ações que no fundo tentam trazer mudança para vida de cada um deles, seja pelo movimento ou pelo conhecimento”, destacou.

A professora da UFPA, Ana Paula Pereira, lembrou que embora as campanhas sejam importantes, o câncer não escolhe a hora de incidir e todos estão expostos. “Na palestra eu mostro que de 30% a 35% dos fatores de risco que causam câncer nós ingerimos pela boca. É fundamental lembrar que alimentos podem ser fatores de riscos pra muitas doenças, mas também são um forte fator de prevenção. Temos vários alimentos que podem limpar o nosso organismo principalmente os naturais; os vegetais verdes e as frutas vermelhas. Tudo aliado à prática de exercícios, evitando o consumo de álcool e o uso do cigarro”, pontuou.

 “Achei a palestra muito boa, porque aborda a relação da alimentação com a prevenção de doenças em especial o câncer. Foi válido tanto para homens quanto para mulheres. A maioria de nós homens não se preocupa com a saúde. Culturalmente, só procuramos um médico quando já estamos com problemas. Minha alimentação já é diferente da do meu e do meu avô, por exemplo. Procuro ter hábitos saudáveis e tento passar isso para os meus filhos”, disse o servidor Edemilson Fagundes Barbosa da Coordenadoria de Compras Governamentais (CGOV), na Diretoria de Gestão da Cadeia Logística do Estado

RExPA do Servidor

Na última sexta feira, 18, mais de 30 servidores participaram do RexPa do Servidor. A ação visava estimular o combate ao sedentarismo pela prática do esporte e integrar ainda os colegas de trabalho, dentro da programação do Novembro Azul. Divididos entre os times do Remo e do Paysandu, os participantes fizerem uma partida bastante acirrada, com o primeiro tempo finalizando em 1x0 para o time do Remo. No segundo tempo os times voltaram modificados, mas o Remo conseguiu se mais organizado em capo e marcou mais três gols, fechando o placar em 4xO.

Para Alessandro Coutinho, lotado na Diretoria de Administração e Finanças (DAF), o momento foi um grande brincadeira, com uma importante mensagem. “É muito bom termos essas horas em que podemos estar juntos sem ser no trabalho. Isso cria um ótimo ambiente e estreita ainda mais o convívio. E claro não podemos esquecer a importância que a prática esportiva tem no combate e prevenção das doenças”, comentou. 

Categoria: