Sead realiza palestra pelo Outubro Rosa

Nesta quarta-feira, 18, os servidores da sede da Secretaria de Estado da Administração (Sead), em Belém, assistiram à palestra “Conhecendo Meu Corpo e Prevenindo o Câncer de Mama” apresentada por integrantes da Associação Amigas do Peito Pará. A atividade é parte da programação organizada pela Diretoria de Gestão da Política de Saúde Ocupacional do Servidor (DSO) para engajar os servidores no Outubro Rosa e visa conscientizar servidores e servidoras quanto à prevenção do câncer, especialmente o de mama, e estimular a solidariedade aos pacientes em tratamento por meio da doação de lenços e cabelos.

Partes do prédio da secretaria foram ambientadas com móbiles de origami em formato de tusuru, ave sagrada do Japão, símbolo da saúde, boa sorte, felicidade, longevidade e fortuna. No auditório a programação iniciou com a recepção dos servidores pela equipe DSO, cada participante recebia um laço rosa e material informativo, em seguida o coral da Sead, regido pela professora da Fundação Carlos Gomes, Eugenia Pinon, deu boas vindas aos presentes com a apresentação de três músicas.

“Pelo terceiro ano consecutivo realizamos essa atividade. Esse ano trouxemos a simbologia do tsuru para falarmos de saúde e estimularmos cada vez mais a participação de todos. Esperamos com a palestra contribuir para a disseminação da informação sobre a doença e formas de prevenção”, afirmou a titular da DSO, Sandra Henderson.

A presidente da Associação Amigas do Peito Pará, Patrícia Cítero, também aposta na informação como ferramenta de alerta. “É importante alertar tanto mulheres quanto homens do risco do câncer de mama, quanto mais rápido for o diagnóstico mais eficiente será o tratamento”, lembrou.

As amigas do peito surgiram como um grupo em 2013 e há pouco mais de um ano tornaram-se uma associação. Trabalha por meio de voluntários na informação, prevenção e orientação de pessoas com câncer, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, o Centro Integrado Oncológico e alunas de enfermagem das faculdades da cidade

Até o final do mês de outubro a DSO receberá tanto de cabelos quanto de lenços. “Esse material ajuda a melhorar a autoestima das mulheres em tratamento, uma vez que a doença mexe muito com a vaidade das mulheres”, completou Sandra Henderson.

Outubro Rosa

O movimento Outubro Rosa é realizado em todo o mundo, com os principais monumentos de cada cidade iluminados de rosa. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades na prevenção da doença. Participe incentivando a prevenção para as pessoas a sua volta.

A Associação Amigas do Peito Pará fica na travessa 14 de abril, 1.397, sala 101 (em frente ao Hospital Oncológico Infantil). Facebook: amigasdopeitopara, www.amigasdopeitopara.com.br; contato@ amigasdopeitopara.com.br; (91) 3085-5771.