Programação da Semana Nacional de Trânsito é aberta em Belém

Com uma série de serviços prestados à comunidade e muitas parcerias, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) abriu oficialmente a Semana Nacional de Trânsito (SNT), na manhã deste domingo, na Praça Santuário de Nazaré. Com o tema “Minha Escolha Faz a diferença no Trânsito”, a abertura da SNT deste ano dividiu as atenções com “O Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos”, apoiados pela Federação das Indústrias do Pará (Fiepa).

A abertura contou com a presença da cantora Alba Maria, que interpretou canções de Vital Lima e outros compositores. O Hino do Brasil e o Hino do Pará ficaram a cargo da Banda do Corpo de Bombeiros do Estado. A diretora Geral do Detran, Andréa Hass, elogiou a todos os servidores que se esforçaram para que tudo pudesse acontecer com êxito.

Sobre a Semana, ela afirmou que como o próprio tema diz, as mudanças dependem de atitudes individuais sendo uma reflexão necessária para todos. Mesmo diante de perspectivas pessimistas, ela afirma que é sim possível mudar o trânsito, como mudaram as noções sobre a homofobia, racismo e violência contra a mulher, práticas condenadas socialmente. Citou a Escola Pública de Trânsito (EPT), restaurada após 17 anos, como um exemplo de atitude em sua gestão. “Já fizemos a nossa escolha. Sejamos éticos no trânsito, isso fará toda a diferença”, finalizou.

A presidente do Banco Social de Doação de Órgãos e Transplantes da Fiepa, Márcia Iasi, ressaltou a importância da conscientização pela valorização da vida feita pelo Detran e também da solidariedade em relação aos atos que podem salvar e preservar vidas, como a doação de órgãos. ”Infelizmente temos hoje ainda 43% de recusa familiar na doação de órgãos e eventos como esse ajudam a mudar essa realidade”, assinalou.

A última a falar na abertura, a secretária de Administração do Estado, Alice Viana, ressaltou que antes de tudo se trata de uma Campanha da Paz e que o Governo do Estado abraça a causa. "Escolher a paz no trânsito é escolher a defesa da vida. O governo do estado do Pará abraça a causa em defesa do trânsito seguro. Agradecemos todos os servidores públicos que poderiam estar com sua família e dedicaram o domingo para conscientizar os demais e oferecer serviços", finalizou.

Quem compareceu à Praça Santuário teve acesso a serviços que a Estação Cidadania da Sead presta o ano todo. Assim, foram disponibilizados cerca de 300 atendimentos, como a emissão da primeira e segunda via da Carteira de Identidade, com a parceria da Policia Civil do Estado; emissão do titulo de eleitor e cadastramento biométrico, tendo o TRE como parceiro.

A Defensoria Pública atuou nas orientações jurídicas às pessoas que se dirigiram neste domingo ao local. Foi o caso do consultor imobiliário Alcindo Jr, 58 anos. Ele conseguiu a segunda via da identidade e elogiou o evento. “É muito importante zelar pela sua segurança, assim como salvar outra vida”, disse.

A doceira Rose Luz, 33 anos, aguardava na fila para fazer a biometria e tirar o titulo de eleitor. “É um momento que temos e aproveitei para resolver logo esse assunto”. A professora de Educação Física Deise Magalhães, 28, também foi atrás da segunda via da identidade. ”Fui informada por uma amiga e vim já que estou sem o documento há algum tempo”, garantiu.

Além dos órgãos da Estação Cidadania, o Detran conta com os seguintes parceiros na abertura e durante toda a SNT: OAB, PRF, Proquavi, Radio Guarany, Seduc, Sesma, Sespa, Sest- Senat, SIDCFC, Vida Pará, Abraz- PA, Agentran-Pa, APMT Mestre Pablo, Aspa Motos, Centro Amazônico de Ensino Profissionalizante, Clube do Pedal, Cores, Faculdade Maurício de Nassau, Hemopa, Instituto Rosa dos Ventos, Moto Clube Araran de Aço e Movida.

Por Aldirene Gama

Fonte: Agência Pará

http://www.agenciapara.com.br/

Categoria: