Estação Cidadania descentraliza a prestação de serviços públicos ao paraense

Um lugar que disponibiliza a prestação de vários serviços públicos em um único ambiente, oferecendo atendimento ágil, eficiente e de qualidade. Assim é a Estação Cidadania que chega ao final deste ano de 2018 com oito postos de atendimento, distribuídos em Belém, Icoaraci, Ananindeua, Marabá, Santarém e Parauapebas.

Instituída através do Decreto 153, de 5/07/2011, a Estação Cidadania integra 32 órgãos na prestação de serviços ao cidadão. É possível tirar carteira de identidade, pagar diversas contas, negociar dívidas e até doar sangue, entre outros.

O gerenciamento, implantação, instalação, funcionamento e a coordenação do Serviço de Atendimento à População são de responsabilidade da Secretaria de Estado de Administração (Sead).  Desde 2011 as Estações Cidadania já realizaram mais de 3,1 milhões de atendimentos.

Em 2018 foram inauguradas quatro novas unidades do serviço. A do shopping Bosque Grão-Pará, inaugurada em 2016, foi a segunda instalada em um shopping – a primeira foi a de Marabá, em 2014 - e chama a atenção por concentrar a maior demanda. A do Shopping Bosque Grão-Pará realizou, de janeiro a outubro deste ano, 171.655 atendimentos. Uma média de 550 pessoas passam por lá diariamente.

Atendimento humanizado

A estagiária Monique Amorim, 29 anos, procurou a Estação Cidadania do Shopping Grão-Pará para dar entrada no seguro desemprego. Conheceu o serviço pela internet e saiu satisfeita com sua demanda atendida. “Achei o serviço muito bom e rápido. Em menos de cinco minutos resolvi toda a minha situação e fui muito bem recebida. Vou vir mais vezes, sempre que precisar”, disse Monique.

O cuidado no trato com o público também foi destacado pelo servidor público José Maria Santos, 67 anos, que foi à Estação Cidadania dar entrada na pecúnia da aposentadoria, junto da esposa. “Já tínhamos vindo para tirar o título eleitoral no ano passado e conhecemos a eficiência do local. Nesses tempos de burocracia, é muito bom ter um lugar no qual possamos resolver tudo e de uma forma tão atenciosa”, destacou o servidor.

“É a primeira vez que venho. Vim indicada pelo meu contador e fiquei muito satisfeita. Me surpreendeu a quantidade de serviços prestados e o bom atendimento”, revelou a pedagoga Maria Zenaide, 48 anos, que procurou a Estação para fazer um requerimento junto ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Pará (Procon-PA).

Para a estruturação e funcionamento das oito unidades da Estação Cidadania no Pará, o Governo do Estado investiu cerca de 10 milhões de reais. “Estamos muito orgulhosos pela quantidade expressiva de pessoas beneficiadas. A Estação Cidadania é uma prestação de serviços públicos integrados, com absoluto respeito ao cidadão paraense. Um espaço que prima pela dignidade e excelência, buscando otimizar o tempo do cidadão, além de recursos dispendidos na procura pelos serviços. Isso reduz os custos de prestação de serviços, tanto para a administração pública quanto para a sociedade, que tem uma maior capacidade de retorno dos impostos que paga por essa prestação de serviços integrados”, disse a secretária de Estado de Administração, Alice Viana.

Onde encontrar uma Estação Cidadania:

1-    Estação Cidadania GUAMÁ

Endereço: Av. José Bonifácio, 2308. Fone: 3217-4107. Atendimento: 8h -14h

2-    Estação Cidadania MARABÁ

Endereço: Folha 32. Quadra 9. Lote 2. Nova Marabá - Shopping Pátio Marabá. Atendimento: 10h -18h.

3-    Estação Cidadania SANTARÉM

Endereço: Av. Rui Barbosa, 62. Prainha. Fone: (093) 3529 – 0598. Atendimento: 8h -14h

4-    Estação Cidadania PÁTIO BELÉM

Endereço:: Travessa Padre Eutíquio n º 1078 - Shopping Pátio Belém. Atendimento - 10h as 18h

5-    Estação Cidadania BOSQUE GRÃO-PARÁ

Endereço: Shopping Bosque Grão Pará, Av. Centenário, 1052. Atendimento: 10h -18h

6-    Estação Cidadania PARAUAPEBAS CARAJÁS

Endereço: Estrada Municipal Faruk Salmem, Km 0,7, s/n, Cidade Nova, Parauapebas. Shopping Karajás. Atendimento: 9h às 17h

7-    Estação Cidadania METRÓPOLE ANANINDEUA

Endereço: Shopping Metrópole, BR 316, KM 04, nº 4.500, Ananindeua. Atendimento: 10h às 18h.

8-    Estação Cidadania ICOARACI

Endereço: Rua Lopo de Castro, nº 78, Cruzeiro, Icoaraci. Atendimento: 8h às 14h.

Por Syanne Neno

Fonte: Agência Pará

http://agenciapara.com.br/Noticia/179968/estacao-cidadania-descentraliza...

Categoria: